a nossa princesa

a nossa princesa
O nosso raio de sol!

quinta-feira, 21 de março de 2013

O dia internacional da Síndrome de Down

Hoje é um dia muito importante para todos nós pais de crianças com Síndrome de down. É com a comemoração internacional desse dia é que vemos o quanto estamos avançando na luta contra o preconceito e na busca pelo esclarecimento sobre as reais condições de vida de uma pessoa com Síndrome Down.
Como a grande maioria das pessoas que seguem esse blog sabem que eu sou professora de Língua Portuguesa e Filosofia. Este ano estou trabalhando com aulas de Português no ensino fundamental II (6º ao 9º) e tenho a oportunidade de trabalhar em uma escola que possui 4 alunos especias e 1 inclusive tem a Síndrome de Down, que por sinal é uma graça de menino.
Hoje em todas as salas eu parei com a matéria uns 20 minutinhos antes do término da aula e tive com eles uma conversa bem leve e descontraída sobre a síndrome, o preconceito, a inclusão, a minha experiência pessoal, os meus desafios como mãe de uma criança especial, indiquei a leitura desse humilde blog, enfim, fiz com eles o que todo educador deve fazer.
Estamos em um momento que o professor deixou de ser aquele que só transmite conhecimento. Professor hoje tem uma missão ainda maior: sanar as pendências que a família e a sociedade caótica deixa em nossos jovens e crianças. Eles estão carentes são só de conteúdo, de conhecimento, mas falta-lhes o mais importante em uma pessoa: a educação, a solidariedade,humanidade, a consciência da vida como um todo, o respeito e outros conceitos que estão fora de moda hoje em dia.
Talvez o que eu vou dizer agora, possa chocar algumas pessoas, mas penso que estou no direito de dar a minha impressão e opinião sobre um fato do qual eu tenho bastante autoridade para falar, não dizendo é claro que sou a dona da verdade, pois isso ninguém é!!!
Sei que é muito importante termos o dia Internacional da Síndrome de Down, mas penso que se vivêssemos em uma sociedade menos contaminada com tanto preconceito e podridão, uma sociedade imbecil que julga as pessoas com maldade e pela sua aparência, não seria necessário um dia como esse. Se a sociedade fosse solidária, se as pessoas olhassem para o próximo como olham para si mesmos e se as escolas fossem realmente inclusivas, não precisaríamos de datas comemorativas nem para a Síndrome de Down e nem para nenhuma outra necessidade especial. Se realmente houvesse respeito e esse respeito fosse ensinado no berço das famílias, nós não teríamos uma sociedade tão preconceituosa e vazia.
A ignorância é tamanha que até pessoas que se dizem educadoras são contrárias a inclusão. A falta de conhecimento é gritante, até mesmo no meio de pessoas que se dizem educadas e estudadas. O preconceito cega e cala pessoas que poderiam lutar por uma sociedade melhor e realmente inclusiva. O preconceito ceifa os direitos das pessoas ditas especiais, pessoas que a sociedade no passado preferiu esconder e depois amontoar em associações e escolas especiais. É mais fácil separar o que incomoda, não é?
Acredito que como disse o grande filósofo Platão: "a humanidade ainda está acorrentada  à uma caverna escura, privando-se de conhecer a luz do sol e se contentando em acreditar que as sombras projetadas no interior dessa caverna é a verdadeira realidade".
Precisamos de pessoas que se aventurem a sair da caverna para vivenciar o prazer de descobrir a luz do conhecimento e de ter a coragem para voltar a caverna escura e resgatar os que lá ficaram.




3 comentários:

  1. Tenho 03 filhos, o mais novo, Daniel, com Síndrome de Down. Criei um blog para divulgar informações e notícias sobre a Síndrome de Down, inclusive com informações jurídicas acerca dos direitos que temos em relação ao SUS e aos planos de saúde. Se quiser contribuir com algum artigo ou com sugestões, eu agradeceria. Penso que quanto mais informações tivermos, mais poderemos ajudar os nossos filhos. O endereço do Blog é www.sabermelhor.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucia, vi a referencia do teu Blog no blog nossa vida com a Alice. Temos duas coisas em comum, tambem sou professora de portuges e tambem tenho um filho com SD, o Adam, ele tem 2 anos e 2 meses e eh a luz das nossas vidas. Gostei muito do teu texto. Tambem tenho um blog onde conto as aventuras do pequeno,bem como falo de assuntos importantes como exames, alimentacao, comunicacao, enfim ,particularidades do nosso mundo especial. Quando tiver um tempinho da uma passada la e veras fotinhos do nosso pequeno. o endereco eh http://diariodoadamjacques.blogspot.de/ Ah, a Laura eh muito fofa. abracos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deisy, fiquei muito feliz com a sua visita!!!!
      que bom que nos encontramos, assim poderemos trocar experiências sobre os nossos anjos de luz.
      pode deixar que visitarei o seu blog e tbem vou colocá-lo como indicação no meu!!!
      sempre que puder visite-nos!!! bjos

      Excluir